Na última quinta-feira (17/10) o Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ Carlos Henrique Cavallari visitou a Prova Nacional de Produção de leite: Gir Leiteiro Sustentável com Novilhas Gir Leiteiro. Acompanhado pelo Coordenador Operacional do PNMGL, André Rabelo Fernandes, durante a visita o Superintendente da ABCZ reafirmou a parceria com a ABCGIL na Prova de Novilhas. A ABCZ apoia a prova através da realização do controle leiteiro oficial e também na execução de projetos paralelos que estão sendo realizados no local.
A prova está sendo realizada no município de Uberaba-MG, tendo na Coordenação a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro - ABCGIL, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG e a Embrapa Gado de Leite – CNPGL com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Zebu – ABCZ, das Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU, do Hospital Veterinário de Uberaba – HVU e da Universidade de Ueberaba - UNIUBE.
A prova conta com a participação de 25 novilhas Gir Leiteiro de primeira cria de criadores de todo o país e terá a duração de 14 meses,.
As novilhas chegaram no dia 27/06 durante a 15ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro – Megaleite 2013.
As novilhas passarão por um período de adaptação de 60 dias que coincidirá com o pré-parto, recebendo alimentação e manejo específicos para esta fase.
As novilhas pariram no período de agosto a outubro deste ano.
Com base nos dados obtidos será feita análise econômica da atividade, levando em consideração os custos fixos (depreciação de instalações, máquinas, equipamentos; remuneração do capital investido, inclusive terra) e os custos variáveis (insumos, mão-de-obra, manutenção de máquinas e equipamentos, transporte e remuneração sobre o capital investido).
Serão levantados os custos do leite, a renda bruta e a taxa de retorno sobre o capital investido.
Serão identificados índices econômicos de produção por animal.
A divulgação dos resultados será durante a Expogenética 2014. Os resultados obtidos também serão apresentados em congressos e publicados em revistas e midias especializadas. Será realizado também dia-de-campo, além de visitas técnicas envolvendo criadores, produtores rurais, técnicos, alunos e extensionistas.