Prezados Associados,
Vacas mal manejadas durante o período de transição pré-parto terão seu desempenho comprometido na próxima lactação. Durante essa fase ocorrem grandes mudanças no perfil hormonal com o objetivo de facilitar o parto e preparar o metabolismo animal para o início da lactação. Ocorre também durante esse período, uma queda no consumo de alimentos com a aproximação do parto. Ao mesmo tempo em que ocorre uma queda do consumo de alimento, ocorre um aumento na demanda por nutrientes pelo feto e glândula mamária. Daí a necessidade de manter o consumo de alimentos pelos animais o mais constante possível durante esta fase. O principal objetivo no pré-parto é evitar variação intensa no consumo de alimentos pelos animais. Portanto, algumas medidas de manejo devem ser levadas em consideração para que as vacas tenham um consumo de alimento sem muitas flutuações durante essa fase:
» Promover conforto para os animais. Neste contexto, o fornecimento de sombra é de grande importância para amenizar os efeitos do estresse calórico sobre o consumo. Planejar piquetes com pelo menos 5m2/vaca de sombra.
» Evitar mudar os animais de ambiente durante esse período. Mudanças de ambiente promovem estresse aos animais causando flutuações no consumo de alimentos.
» Evitar piquetes com superlotação de animais. Fornecer pelo menos 75 cm de comedouro por vaca.
» Planejar piquetes com drenagem adequada e fácil acesso aos comedouros. A drenagem evita o excesso de lama que compromete o consumo de alimentos e a saúde da glândula mamária.
» Fornecer forragens de boa qualidade e palatáveis. Forragens de boa qualidade estimulam o consumo e conseqüentemente a ingestão de energia pelos animais.
Gustavo R. A. Oliveira
Técnico Agrícola - ABCGIL
FONTE : rehagro.com.br
Foto: Carlos Lopes