Prezados Associados,
A 2ª Prova Nacional de Produção de Leite: Gir Leiteiro Sustentável, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro – ABCGIL com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais – EPAMIG e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA está em pleno andamento com grande parte das novilhas participantes já paridas. Como foi na primeira edição,as novilhas serão manejadas em sistema de produção a pasto com suplementação volumosa na seca, normalmente utilizado pelos produtores de leite com o fornecimento de concentrado de forma racional, visando principalmente equilíbrio no custo de produção.
Além da produção de leite, nesta 2ª Prova serão também avaliadas outras características como desenvolvimento, comportamento, eficiência reprodutiva em produção, consumo e conversão alimentar e qualidade do leite (Gordura, Proteína, Lactose, Sólidos Totais e CCS), proteína A2, composição de Ácidos graxos no leite, lactoferrina e progesterona no leite, ultrassonografia para análise de deposição de gordura e escore corporal, resistência a mastite, entre outros estudos.
Fazem parte destes estudos, juntamente com a equipe da ABCGIL, EPAMIG e EMBRAPA outras instituições de ensino e pesquisa como o Instituto de Zootecnia – IZ, Universidade de Uberaba – UNIUBE, Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU e a Universidade de São Paulo – USP de Pirassununga.
No início de setembro parte da equipe de pesquisadores do IZ juntamente com a USP-Pirassununga visitaram a prova para treinar os alunos que serão responsáveis pela coletas de materiais.
André Rabelo Fernandes
Zootecnista – Coordenador Operacional do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro – PNMGL.
Foto: Banco de imagens ABCGIL