Área do Criador
COMUNICADO ACERCA DO RESULTADO DO GENOMA E SUMÁRIO DE FÊMEAS 2020

COMUNICADO ACERCA DO RESULTADO DO GENOMA E SUMÁRIO DE FÊMEAS 2020

20/10/2020

O resultado da última avaliação genômica da raça gir, gerou uma insatisfação generalizada, mas foi a partir de nossos próprios resultados, que nós da diretoria da ABCGIL, percebemos que algo não está bem. E como associação, nos compete alertar aos técnicos responsáveis, da inconsistência dos resultados e pedir que revejam tudo, do começo ao fim. Certamente deve haver algum erro.

A ABCGIL, como instituição responsável pelo fomento da raça, tem o maior interesse de que essa ferramenta seja a mais fiel e acertada possível; a sua função neste caso, é a de coordenar a entrega dos materiais genéticos, de encaminhar para o laboratório e posteriormente para a Embrapa. Sua missão não é de gerar nem de compilar resultados, muito menos interferir, mas de incentivo, coordenação, interpretação e divulgação daquilo que se refere ao programa de melhoramento, baseada nas conclusões dos técnicos.

Aqueles que confiaram na integridade desta diretoria e da instituição, nos procuraram pessoalmente com a intenção de nos ajudar a em conjunto, acharmos uma solução para o impasse.

Temos praticamente a certeza de que houve algum erro, seja na computação dos dados, seja nos critérios e a melhor forma de resolver é com a própria EMBRAPA. Já estamos em contato direto e solicitando uma revisão. Pode ter havido uma mudança na base de dados, pode ser uma questão de Metodologia, um ajuste a ser feito.
Acreditamos também que não existe programa de melhoramento sem a genômica, isso é uma tendência mundial, Dai a importância de que aos poucos, o gir leiteiro venha calibrando as equações para que as avaliações sejam cada vez mais, compatíveis com a realidade.

Vale ressaltar a ABCGIL só tem razão de existir se o programa de melhoramento for colocado em prática.
Confiamos na lisura da Embrapa e competência de seus pesquisadores. Acreditamos que quando tudo isso for esclarecido, sairemos todos bem mais fortes, tanto a credibilidade na prova genômica, como a ABCGIL, como a raça , como cada criador em particular.

A DIRETORIA



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG