Área do Criador
NOTA PÚBLICA

NOTA PÚBLICA

04/11/2020

No último dia 16 de outubro, sexta-feira, a ABCGIL divulgou a cada um dos criadores participantes desta etapa o trabalho realizado tecnicamente exclusivamente pela Embrapa, os resultados das avaliações genômicas individuais dos respectivos animais. No caso das fêmeas, o sumário das top 10% nessa avaliação foi também publicado.

Durante aquele final de semana, a equipe da Embrapa detectou problemas em um dos arquivos de dados utilizados na última etapa do processo de avaliação genética, o que causou inconsistências importantes nos resultados, que ficaram então invalidados.

Na segunda-feira, dia 19, os pesquisadores da Embrapa escreveram um comunicado oficial urgente, que foi prontamente encaminhado pela ABCGIL para cada um dos criadores que haviam recebido aqueles resultados incorretos, orientando que os mesmos fossem desconsiderados até a correção devida a ser feita pela Embrapa.

Após passada uma semana em que foram realizadas as devidas correções pela Embrapa no arquivo citado e também cuidadosas análises de consistência dos dados e nos resultados, a Embrapa solicita que a ABCGIL encaminhe para cada um dos criadores, nesta data, dia 27/10, as GPTAs corretas das fêmeas, e as STAs corretas dos machos, em ambos os casos incluindo as predições para produção de leite e para idade ao primeiro parto. Os resultados hoje entregues pela Embrapa substituem completamente aqueles que haviam sido divulgados no último dia 16. A Embrapa reforça que os resultados obtidos no dia 16 devem ser totalmente desconsiderados e descartados, inclusive aqueles constantes do 3º Sumário genômico de fêmeas jovens e adultas, os quais haviam sido publicados naquele mesmo dia no site da Embrapa, com link amplamente divulgado. Esse sumário já foi retirado do site da Embrapa e recomendamos que todos que porventura tenham guardado o arquivo em PDF, o descartem imediatamente, pois a nova versão, corrigida e validada pela Embrapa será publicada nos próximos dias.

Enquanto a nova versão do sumário está sendo editada para publicação, a ABCGIL disponibiliza em seu site (http://www.girleiteiro.org.br) um arquivo Excel contendo os mesmos resultados que estarão no sumário corrigido pela Embrapa. Assim, a informação técnica oficial fica disponível na data de hoje.

A equipe do PNMGL segue buscando o contínuo aprimoramento de seus processos e a excelência e relevância das informações técnicas produzidas pela Embrapa nessa parceria de 35 anos de sucesso com a ABCGIL.

Atenciosamente,


Pela Equipe de Pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, João Cláudio Panetto
Pela Diretoria Técnica da ABCGIL, João Cruz Reis Filho



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG